Escrito por Mymi Doinet
Ilustrador Nanou
Tradução Graziella Betting
Coleção Os Outros e Eu
Coleção Os Outros e Eu
Ed Larousse do Brasil
Gosto muito desses livros que conseguem tratar "diferenças" de uma maneira delicada.
É o que acontece nesse livro, um coelhinho com problemas de vista.. e a história tão gostosa, que mesmo sem querer consegue mostrar para a criança que usar óculos (quando é preciso) não é motivo para vergonha.
O livro conta a história de Davi, que é um coelhinho bastante esperto, mas que não enxerga muito bem, nem de longe e nem de perto. Tem muita dificuldade para ler livros...
Então a Mamãe Coelha leva o coelhinho para fazer exame com Dr Pedro, o oftamologista.
E depois da consulta Dr pedro exclama: "Você precisa usar óculos! Vou receitar uma lente!".
Davi então vai a Ótica da Dona Piscadela para escolher uma armação para seus óculos: não quis a verde, achou que ficaria igual a um sapo!, também não quis a cor-de-rosa que era cheia de brilhante, e ele ia parecer uma boneca horrorosa. Por fim, a escolha de Davi foi uma armação vermelho-caqui.
No começo Davi estranhou, nem queria virar o rosto, com medo do óculos cair! Mas seu pai o tranquiliza, diz que são para o seu tamanho, e que ele não precisava se preocupar, que não cairia nem quando ele fosse patinar.
Pela manhã ele vai para a escola mal-humorado, reclamando que na sala dele ninguém usava óculos. E por estar envergonhado, Davi esconde seus óculos em sua pasta marrom.
Na hora do teatro de fantoches quem persegue a Chapeuzinho Vermelho? Ele não conseguia ver direito - não sabia se era um monstro ou uma bruxa malvada. Então resolve por os óculos sem ninguém perceber, e então grita: é um lobo mau!
Caio, o coelhinho mais levado da sala diz que Davi com os óculos ficou com cara de inteligente. E como ninguém riu dos óculos, Davi ficou contente, satisfeito e consegue ver tudo nítido!
E no dia seguinte Davi tem uma surpresa: Clara sua amiga também aparece usando óculos, azuis da cor do céu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário