Atualmente vemos a necessidade de renovar as atividades que trabalhem os sentimentos e a
afetividade dos alunos. Trabalhar com histórias na sala de aula estimula os alunos/as na
elaboração de uma série de dificuldades de aprendizagem, muitas delas tendo como pano de
fundo a dimensão das emoções. O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre a
importância da contação de histórias para a compreensão do imaginário infantil no processo
ensino aprendizagem. Sabemos que a arte de contar histórias se apresenta desde tenra idade
no seio familiar, na relação entre pais e filhos, avós e netos. Na contação de histórias tanto
contador como o ouvinte tende a viajar pelas palavras narradas indo para o seu interior e
voltando-se para mundos desconhecidos, vividos ou fantasiados e imaginados em um mundo
próprio ou coletivo, o que significa a possibilidade um auto-conhecimento e um caminho para
enfrentar os próprios sentimentos.
A contação de histórias se faz presente até os dias atuais por sua tradição oral, mesmo em
pleno século XXI a contação de histórias ainda rouba a cena da era tecnológica mesmo esta
sendo um dos recursos da arte de contar no período atual.
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